O AVCB ou CLCB é o documento que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndio, estando habilitada para a circulação e permanência de pessoas. Esse documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros, e, sem ele, o estabelecimento funciona de forma irregular, não garantindo a segurança aos seus usuários.
O AVCB ou CLCB é regulamentado no Estado de São Paulo pelas diretrizes de instalação dos equipamentos de combate e prevenção de incêndios: decreto estadual 63.911/18 e lei complementar 1.257/205 - Código Estadual Contra Incêndio.
A validade do AVCB varia de acordo com a região. No Estado de São Paulo, pode durar de 1 a 3 anos, de acordo com o tipo de cada edificação e para que uso é destinada. No caso de outros estados, deve-se manter contato com o Corpo de Bombeiros do local para verificar o tempo de validade.
Prestamos serviços de engenharia e consultoria para seu projeto:
Os nossos treinamentos In company levam até você instrutores especialistas e equipamentos de prevenção extremamente avançados. Com uma metodologia prática, os colaboradores são treinados na comodidade do ambiente da empresa.
Nosso objetivo é estar próximo de você para compreender as demandas e oferecer serviços que fortaleçam a importância da prevenção. Afinal, o bem mais valioso de qualquer empresa é o capital humano.
Nossos treinamentos são realizados com equipamentos próprios para qualquer tipo de situação:
Equipamentos e produtos de bombeiro com desempenho adequado para todas as atividades relacionada à resgate e emergência.
Entendemos a necesidade da atuação do Corpo de Bombeiros e situações críticas através de uma assessoria é possível antecipar falhas e atender plenamente os clientes evitando despesas e tentativas inapropriadas.
Desenvolvemos projetos e produtos de características únicas para atender necessidades especificas na atuação de emergência.
Somos a primeira empresa do mercado a trazer soluções técnicas efetivas para situações de risco através de tecnologias e importação de produtos com maior qualidade
O bem-estar dos funcionários é um dos pilares da produtividade empresarial. Apesar de ser uma premissa conhecida, existem muitas organizações que pecam nesse aspecto. A maioria acredita que a satisfação se resume apenas à remuneração. No entanto, garantir a segurança das pessoas, como o acesso aos primeiros socorros em empresas, é igualmente importante.
A rapidez nos primeiros socorros é essencial para manter os sinais vitais da vítima e preservar suas chances de sobrevivência até que o atendimento profissional seja realizado. Nessas situações, a falta de uma equipe preparada pode custar caro demais.
A principal regra está prevista na NR-7 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Segundo essa norma, é obrigação da empresa manter um kit com o material necessário para a prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.
O kit é obrigatório, independentemente de a empresa ser de pequeno ou grande porte. O material deve ficar guardado em local adequado, com o condicionamento correto dos itens.
A NR-7 não é a única norma que auxilia as organizações a criar um ambiente seguro para seus funcionários. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), criado por intermédio da NR-9, tem por objetivo preservar a integridade física do trabalhador, antecipando possíveis riscos.
A necessidade de prover equipamentos que proporcionem essa segurança é reforçada pela Norma Regulamentadora nº 6. Nela, você encontrará os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que podem ser utilizados para proteção auditiva, respiratória, entre outras finalidades.
A parte estrutural da empresa também deve ser incluída nesse processo de preservação do bem-estar dos profissionais. Para isso foi desenvolvida a NR-23, com foco na proteção contra incêndios.
A regra estabelece que as organizações precisam ter saídas de emergência e oferecer extintores em locais de fácil acesso. Outra recomendação é que as empresas disponham de alarmes que identifiquem o menor foco de problema com fogo.
Há uma infinidade de palestras que poderemos disponibilizar para sua empresa/instituição, citamos alguns exemplos:
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
Use sempre que necessário o equipamento de proteção, mantendo-o limpo e em bom estado de conservação.
Os ambientes ou áreas devem estar sinalizados com os riscos e perigos e recomendações de segurança.
PRODUTOS QUÍMICOS
Os produtos que impliquem riscos à segurança e saúde, devem ter uma Ficha com Dados de Segurança (FDS) mantida nos locais onde o produto é utilizado.
Tenha boas práticas de Biossegurança para evitar contaminações.
Respeite os limites de velocidade quando circular no interior das instalações.
Nas deslocações de serviço, cumpra as regras de trânsito.
Mantenha todos os caminhos de circulação, emergência e acesso a meios de extinção de incêndio desobstruídos (portas, escadas, corredores, saídas de emergência, extintores, etc.).
Proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo território do Estado de São Paulo.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.